sexta-feira, 29 de junho de 2018

Juros do cartão de crédito “caem” para 303,6% ao ano

Os juros médios cobrados pelas instituições financeiras no cheque especial e no cartão de crédito caíram novamente em maio.
Segundo os dados divulgados pelo BC (Banco Central) nesta 4ª feira (27.jun.2018), os juros do cartão de crédito rotativo caíram de 328,6% ao ano, em abril, para 303,6% ao ano, em maio. É o 2º mês consecutivo de queda.
A taxa de juros regular, aplicada quando o cliente paga a fatura dentro do prazo de vencimento ou paga o valor mínimo de 15%, caiu na passagem de abril para maio, de 248,1% para 243% ao ano.
Já os juros na modalidade não regular (aplicados quando o valor mínimo da fatura não é pago) caíram de 385,2% ao ano em abril para 346,1% ao ano em maio.
Segundo os dados divulgados pelo BC, as taxas de juros do cartão de crédito parcelado também apresentaram queda. Passaram de 171,9% ao ano para 165,5% ao ano.
As alterações nas regras do cartão de crédito aprovadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) entrarão em vigor a partir de junho.
Entre as mudanças, está a criação de 1 limite para os juros cobrados de clientes que não conseguirem pagar o mínimo da fatura ou ficarem inadimplentes. Os bancos também poderão fixar o percentual mínimo de pagamento da natural mensal.
Fonte: Blog do BG/Poder 360
L. SERIDÓ REFRIGERAÇÃO

Taxa de desemprego fica em 12,7% em maio e atinge 13,2 milhões de pessoas

Graças a um aumento do trabalho informal e de vagas na administração pública, a taxa de desemprego ficou em 12,7% em maio, atingindo 13,2 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) do IBGE divulgada nesta sexta-feira. Há um ano, a taxa era de 13,3%, e o número de desocupados chegava a 13,7 milhões. As condições ainda difíceis do mercado de trabalho têm contribuído para a piora nas previsões para o crescimento da economia brasileira.
A redução do desemprego ocorreu por causa do aumento das vagas sem carteira e do trabalho por conta própria. Em relação a maio de 2017, o número total de ocupados aumentou em 1,2 milhão. As vagas sem carteira aumentaram em quase 600 mil e o número de trabalhadores por conta própria subiu quase 600 mil também. Por outro lado, o total de vagas com carteira no setor privado encolheu em quase 500 mil. Na administração pública, porém, houve aumento de contratação: mais 319 mil vagas entre maio de 2017 e maio deste ano.
– A queda no trabalho com carteira assinada está espalhada pelo comércio, comunicação e toda a parte de bancos e sistema financeiro. E percebemos aumento do grupo de administração pública, que é sazonal. Entre o fim do primeiro trimestre e início do segundo, isso ocorre por conta da contratação de professores e trabalhadores da área médica – explica Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimentos do IBGE.
Houve estabilidade na taxa de desemprego quando se compara o período de três meses encerrado em fevereiro, que serve como base de comparação para a taxa trimestral de maio. A taxa em fevereiro estava em 12,6%, atingindo 13,1 milhões de trabalhadores.
Nessa comparação, com fevereiro, houve queda no grupo de trabalhadores domésticos. Foram menos 155 mil pessoas nessa atividade, uma redução de 2,5%. Ao todo, o Brasil tem 6,13 milhões de trabalhadores domésticos.
– As famílias estão com o orçamento apertado e cortando custos, como esse serviço – afirma Azeredo.
Ele disse ainda que não foi identificado na pesquisa nenhum efeito da greve dos caminhoneiros, que começou em 25 de maio e durou cerca de dez dias, sobre o mercado de trabalho.
Fonte: O Globo
CLÍNICA CEMED

Seleção tem volta de Danilo e ausência de Marcelo

A seleção brasileira iniciou nesta sexta-feira a preparação para o duelo com o México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, com uma novidade. O lateral-direito Danilo participou normalmente do trabalho, indicando que está recuperado de problema na região do quadril direito. Assim, se torna mais uma opção para o técnico Tite visando o duelo da próxima segunda, às 11 horas (de Brasília), em Samara. Já o lateral-esquerdo Marcelo, como já se imaginava que ocorreria, não participou do trabalho.
O trabalho desta sexta-feira foi o primeiro da seleção desde o triunfo sobre a Sérvia por 2 a 0, quarta, em Moscou, pois a quinta acabou sendo dia de folga para o elenco em Sochi. Assim, como é costumeiro nessas ocasiões, os titulares e jogadores que atuaram por mais de 45 minutos, caso do lateral-esquerdo Filipe Luís, fizeram apenas trabalhos regenerativos. Foi esse o caso, por exemplo, do atacante Neymar, que até brincou com o seu filho, Davi Lucca, durante a parte da atividade que foi liberada à imprensa, além de exibir imensa habilidade ao realizar embaixadinhas sentado no campo.
Enquanto isso, os reservas fizeram trabalho em campo reduzido nesta sexta-feira. E entre eles estava Danilo, que não aparentou trabalhar com qualquer incômodo e nem treinou com qualquer restrição ao lado dos seus companheiros de seleção.
O meia-atacante Douglas Costa, que sofreu lesão na região posterior da coxa direita nos minutos finais do confronto com a Costa Rica, foi ao campo para realizar trabalhos com um dos fisioterapeutas da comissão de Tite, mas segue sem previsão sobre quando estará à disposição do treinador.
Já o lateral-esquerdo Marcelo também desceu ao campo, mas utilizando chinelos, apenas para participar de uma conversa de Tite com todo o elenco da seleção antes do início do treino. Ele atuou por menos de dez minutos contra a Sérvia por causa de uma contratura na região lombar e foi poupado da atividade, mas se recupera bem e pode ser liberado para enfrentar o México.
A seleção volta a treinar neste sábado em Sochi, em atividade completamente fechada à imprensa, e depois viaja para Samara, onde vai realizar um treinamento no domingo, na véspera do confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Art&Design

quarta-feira, 20 de junho de 2018

FESTA DE SANT’ANA: CDL, Paróquia e Prefeitura lançam programação da 24ª Feirinha de Sant’Ana. Evento acontecerá no dia 21 de julho

 
A tradicional “Feirinha de Sant’Ana” de Currais Novos terá sua 24ª edição no dia 21 de julho em grande estrutura que será montada na Avenida Cel. José Bezerra que receberá tendas, barracas e dezenas de expositores que irão comercializar produtos, artesanato e o melhor da nossa culinária. A programação do evento foi lançada na manhã desta segunda-feira (18) em coletiva de imprensa na Câmara de Dirigentes Lojistas, e contou com a presença do Presidente da CDL Currais Novos, Anderson Azevedo, do Padre Erivan Primo, e dos secretários municipais Rodolfo Lucena (Gabinete) e Ana Albuquerque (Desenvolvimento Econômico e Turismo).
O Secretário Executivo da CDL Currais Novos, Rudson Gomes, apresentou a estrutura que será montada na Feirinha, que contará com 63 espaços 3m x 3m (sem cobertura) e 26 tendas 6m x 6m, além do espaço destinado às culinaristas apoiadas pela Prefeitura Municipal, ambulantes e Espaço Kaiser. De acordo com o Padre Erivan, a feirinha já tomou grandes proporções. “A nossa Feirinha é reconhecida por ser um encontro de famílias e temos certeza que este ano será um sucesso”, comentou. Para Anderson Azevedo é fundamental o apoio da CDL no evento. “Nós vemos a Feirinha como um importante movimento cultural, social e principalmente econômico”, ressaltou. A Prefeitura é uma grande parceira na realização da Feirinha, como lembrou a secretária Ana Albuquerque. “Estamos dando total apoio através de todas as secretarias, e neste ano conseguimos incluir o evento no calendário de festividades divulgado pelo Ministério do Turismo”, comentou.
A Feirinha de Sant’Ana tem início às 12h com a apresentação de artistas voluntários e às 15h acontecerá a abertura oficial. No palco principal (Próximo ao Fórum), shows a partir das 15h30 com a banda Sons do Brasil, 17h com o Forrozão Tá Danado de Bom e às 20h o Forró Relabucho.
VENDAS
De acordo com a CDL as vendas dos espaços terão início às 9h desta quarta-feira (20) na CDL e será por ordem de chegada. Para os moradores, lojistas e instituições localizados na Av. Cel. José Bezerra, a CDL dará prioridade para a escolha dos espaços, que deverá ser feita até às 17h desta terça-feira (19). No dia da Feirinha de Sant’Ana, a organização lembra que todo o espaço estará interditado para o tráfego de veículos.
João Bezerra

Dr. João Luís Monte
Dra. Arinês Pereira Santos Monte
Fones: (84) 3412-3738 / 3412-2121
Currais Novos / RN

terça-feira, 22 de maio de 2018

Cerca de 70% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem recomendação

O brasileiro ainda tem pouco conhecimento sobre os impactos ocasionados pela automedicação e diagnose. É o que mostra uma pesquisa que constatou a prevalência de automedicação em 18,3% dos indivíduos investigados. As informações são do relatório “Fatores predisponentes para a prática da automedicação no Brasil: resultados da pesquisa nacional de acesso, utilização e promoção do uso racional de medicamentos (PNAUM)”, publicado na 21º edição do Boletim Científico. Foram entrevistadas 31.573 pessoas com idade igual ou superior a 20 anos.
A pesquisa mostra que 73,6% dos entrevistados afirmaram ter usado algum medicamento sem recomendação médica – caso eles já tivessem usado anteriormente esse mesmo produto; 73,8% declararam ter usado medicamentos não prescritos quando o medicamento já estava presente em casa; e 35,5% afirmaram ter usado alguma medicação não prescrita quando conheciam alguém que já havia tomado a mesma medicação.
O principal problema na automedicação e diagnose, aponta a professora Vera Lucia Pereira dos Santos, coordenadora do curso de Gestão da Vigilância em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter, é o risco de intoxicação ou uma reação alérgica. “A pessoa que se automedica já apresenta sintomas que indicam um estado alterado de saúde; se ocorrer a intoxicação pelo medicamento não indicado, o paciente pode inclusive não distinguir a reação e não procurar ajuda a tempo ou ainda ter uma reação alérgica, que poderá trazer sérias consequências”, avalia a especialista.
Por serem medicamentos que são de fácil acesso, os pacientes tendem a subestimar seus efeitos ou não seguir corretamente a prescrição da bula. “A automedicação revela, na verdade, um cenário de pouco acesso à saúde. As pessoas se medicam porque consideram difícil o acesso a uma consulta médica”, explica. Para consultas de emergência no SUS, em que os pacientes são classificados de baixo risco, a espera para atendimento pode chegar a 4 horas. “Essa dificuldade leva o paciente a achar que, sozinho, pode se ajudar. Aliada à falta de informação, eles tomam decisões sem aval médico achando que não vão se prejudicar”, afirma.
Art&Design

Caminhoneiros voltam a protestar em rodovias contra alta do diesel

Caminhoneiros voltaram a protestar em rodovias federais e estaduais nesta terça-feira (22). Na segunda, foram registrados atos em ao menos 20 estados e no DF.
A categoria quer a redução do valor do óleo diesel, que tem tido altas consecutivas nas refinarias. Nesta terça, o preço sobe 0,97% nas refinarias. Mas a Petrobras já anunciou que a partir de quarta-feira (23), o valor cairá 1,54%. A escalada dos preços aconteceu em meio à disparada dos valores internacionais do petróleo.
As revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesta manhã, foram registrados atos em pelo menos 13 estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A maioria dos atos impede a passagem de caminhões, mas libera a de carros de passeio e outros veículos. Alguns protestos ocorrem apenas nos acostamentos.

CLÍNICA CEMED

Família recebe corpo errado para velório no RN; ‘constrangimento’, diz sobrinha

A gente não quer falar sobre isso, quer tentar esquecer. Foi algo muito constrangedor. Está todo mundo abalado”. A fala é da sobrinha de um homem que morreu no último domingo (20) no Rio Grande do Norte. O que já era um pesadelo para a família da cidade de Tenente Ananias, na região Oeste potiguar, ficou ainda pior. O corpo que chegou para o velório no município localizado a 413 quilômetros de Natal não era o do parente.
O caso logo ficou conhecido no município. Todas as pessoas com quem o G1conversou nesta terça-feira (22) já sabiam da história. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) também reconheceu o erro e afirmou que já está investigando as responsabilidades de servidores ou do próprio sistema usado na liberação dos corpos. “Muito provavelmente foi falha humana”, disse o diretor Marcos Brandão.
Segundo a Secretaria de Assistência Social de Tenente Ananias, a morte do homem aconteceu no domingo. Após identificação na sede do Itep, na capital potiguar, um corpo foi liberado para a funerária contratada pela família e chegou ao município por volta das 5h da segunda-feira (21), após ser transportado por mais de 400 quilômetros. Na hora do velório, porém, eles perceberam que não se tratava do parente deles.

Fonte: Jair Sampaio
Dr. João Luís Monte
Dra. Arinês Pereira Santos Monte
Fones: (84) 3412-3738 / 3412-2121
Currais Novos / RN

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Circula em currais novos e região, a Revista Magno de Castro!


Potiguar de 12 anos desbanca atletas internacionais e vai à final de ginástica rítmica


Dudinha, de apenas 12 anos, é ginasta da AGINAT
A ginasta Potiguar Maria Eduarda Pereira da AGINAT- Associação de Ginástica de Natal com, apenas 12 anos, e no seu primeiro ano na categoria juvenil, participou nesse último fim de semana do 27º Torneio Internacional de Ginástica na cidade de Portimão, em Portugal.
Competindo com 40 atletas entre americanas, russas, israelenses e outras européias, Dudinha conseguiu conquistar vaga para disputar a final em todos os 4 aparelhos que competiu, ficando entre as oito melhores atletas que serão o futuro da ginástica rítmica.
Dudinha, como é conhecida, já tem no seu currículo o título de campeã brasileira infantil e campeã pan-americana de clubes também na categoria infantil.

BG
Dr. João Luís Monte
Dra. Arinês Pereira Santos Monte
Fones: (84) 3412-3738 / 3412-2121
Currais Novos / RN

Preço médio da gasolina sobe 1,83% e o do diesel avança 1,76%

A Petrobras anunciou que, com o reajuste que entrará em vigor nesta quinta-feira, 17, o preço médio do litro da gasolina A sem tributo nas refinarias será de R$ 2,0046, com alta de 1,83% em relação à média atual de R$ 1,9686. Já o valor médio nacional do litro do diesel A subiu para R$ 2,3082, 1,76% maior do que a medida atual de R$ 2,2682.