sábado, 18 de agosto de 2012

Chinês que perdeu as mãos constrói próteses feitas de sucata para si mesmo

Há oito anos, Sun Jifa foi vítima de uma explosão de bomba caseira e perdeu parte de seus dois braços no acidente. Depois de quase uma década, Jifa finalmente ganhou um novo par de braços – que ele mesmo construiu. Isso mesmo. Ele conseguiu construir um par de mãos feitas de metal que conseguem segurar objetos graças a uma série de fios e polias que ficam dentro delas. Jifa diz que tinha construído a bomba caseira para usar na pesca. A intenção era jogar a bomba na água para que os peixes ‘pulassem’ para fora, mas ela acabou explodindo prematuramente. Como não tinha recursos para bancar as próteses e precisava ajudar a família no trabalho da fazenda, Jifa decidiu desenvolver suas próprias mãos biônicas. “Eu controlo minhas mãos com movimentos dos meus cotovelos e assim posso trabalhar, amar e me alimentar normalmente, como qualquer outra pessoa”, diz.

A prótese ainda é pesada demais, o que torna cansativo usá-la por muito tempo. Além disso, fica extremamente quente ou gelada, nos extremos do inverno e do verão. Porém, Jifa pretende continuar desenvolvendo os protótipos para ajudar também outras pessoas que sofreram mutilações. “Eu fiz as próteses a partir de sucatas. Não há necessidade de pagar uma fortuna aos hospitais por isso”, afirma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário