A escolha foi anunciada na manhã desta quinta (20), no Rio, por uma Comissão Especial de Seleção formada por oito integrantes, entre eles a secretária do audiovisual do ministério da Cultura, Ana Paula Santana, o cineasta Flávio Tambellini e o crítico José Geraldo Couto.
“O Palhaço” venceu outros quinze longas que se inscreveram para concorrer à indicação brasileira, como “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira, “Heleno”, de José Henrique Teixeira, e “Billi Pig”, de José Eduardo Belmonte.
A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2013 será anunciada pela Academia em 10 de janeiro – a premiação acontece em 24 de fevereiro. A última participação brasileira na disputa de melhor filme estrangeiro foi em 1999, quando “Central do Brasil”, de Walter Salles, perdeu para o italiano “A Vida É Bela”, de Roberto Benigni.
Além dele, apenas três outros longas nacionais concorreram na categoria, sem vitória: “O que É Isso Companheiro?”, de Bruno Barreto (em 1998), “O Quatrilho”, de Fábio Barreto (1996), e “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte (1963).
Fonte: Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário