quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Morre Beatriz Segall, a atriz que arrebatou o Brasil como Odete Roitman

Morreu nesta quarta-feira, 5, a atriz carioca Beatriz Segall, que entrou para a história da teledramaturgia brasileira ao encarnar a mais emblemática das vilãs de novelas, a Odete Hoitmann, de Vale Tudo. Segall, que tinha 92 anos, estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Nascida em 1926 em uma família de classe média da Tijuca, zona norte do Rio, Beatriz teve de lutar contra a resistência dos pais para seguir o teatro, carreira que começou a estudar nos anos 50, antes de viver uma temporada em Paris. Passou boa parte da vida nos palcos encenando textos consagrados, algo de que ela se orgulhava, mas só se consagraria mesmo na TV, no final dos anos 70. 
"Me chamam muito de Odete nas ruas, principalmente, nas lojas. Mas não ligo mais. No Brasil se vê muito mais novela do que se vai ao teatro. Se fossem ao teatro, teriam muito mais nomes para me chamarem. O que incomoda é que esse papel não é o único, mas ficou muito marcado", queixou-se ao UOL em 2014.
A quase reprimenda aos brasileiros pelo raro hábito de ir ao teatro —e por insistirem em chamá-la de Odete— não ficariam deslocadas na boca da personagem que Beatriz Segall viveu na novela de 1988, de Gilberto Braga. No Brasil que se encaminhava, no ano seguinte, para sua primeira eleição presidencial direta após a ditadura, a novela Vale Tudo arrebatou corações e mentes por mostrar a desigualdade e o espírito das leis que não valiam para os ricos. A produção foi vendida para dezenas de países e seria uma sucesso histórico em Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário