quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sesap e Idema vão apurar causas de desastre ambiental em Lagoa Nova

lagoa

Equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e do Idema irão, nesta quinta-feira (7) ao município de Lagoa Nova, a 198 quilômetros de Natal, para acompanhar a alta mortalidade de peixes da lagoa da cidade.Nos últimos dias, uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada às margens da lagoa do município. De acordo com o médico veterinário, gestor ambiental e morador do município, João da Mata Bezerra, a possibilidade é que a morte dos peixes seja causada pela alta salinidade da água e a escassez de oxigênio causada pela seca prolongada.
Conforme análise feita pelo Idema e a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, a lagoa é classificada como super salina e, portanto, imprópria para o consumo humano. A salinidade é medida através da quantidade de sais dissolvidos na água e pode ser aumentada em período de seca, quando há grande evaporação de água e pouca chuva. Atualmente, além da alta salinidade da água, a lagoa do município também sofre com a poluição causada pelo despejo do esgoto tratado nas piscinas de estabilização da cidade.
As equipes da Sesap e do Idema irão ao local para prestar apoio técnico ao município para o diagnóstico da causa das mortes e os trabalhos de manejo na área afetada além de acompanhar a remoção e a destinação correta das carcaças dos animais. Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Iraci Nestor, a alta mortandade dos peixes é preocupante devido ao acúmulo das carcaças dos animais à beira da lagoa, que pode favorecer a proliferação de populações de diversas espécies animais, como roedores, caramujos e insetos, pondo em risco a saúde da comunidade.
De acordo com Graça Azevedo, coordenadora de fiscalização do Idema, caso seja identificada poluição provocada pelo homem, será exigida da Prefeitura a limpeza imediata. Sendo confirmada a necessidade de limpeza, a equipe enviada ao município voltará para verificar se a limpeza foi feita.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário