quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ibama apreende 960 arribaçãs congeladas em queijeira no RN

Arribaçãs foram encontradas mortas e congeladas em freezers na cidade de Angicos (Foto: Divulgação/Ibama-RN)
Equipes doo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 960 arribaçãs mortas e três motocicletas durante uma fiscalização realizada na noite desta terça-feira (12) na cidade de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. A arribaçã é uma espécie de pomba silvestre e que tem caça proibida.
Segundo o Ibama, as aves estavam estocadas no freezer de uma queijeira. O proprietário foi multado em R$ 960 mil e deve responder na Justiça por crime ambiental. Se condenado, pode pegar até três anos de detenção.
Já as motocicletas estavam no acesso a uma área de postura de arribaçãs, no município de Lajes, na mesma região, e que pertenciam a três caçadores. Dois deles conseguiram fugir. O terceiro, detido, estava com uma espingarda de pressão e recebeu uma advertência, pois não carregava nenhum animal morto.
As motocicletas estão no pátio do Ibama, em Natal, e só serão devolvidas aos infratores se houver decisão judicial favorável. Caso contrário, o Instituto realizará o julgamento administrativo e poderá determinar a perda em definitivo dos veículos. Todos os infratores têm 20 dias para apresentar defesa ao órgão.
Ainda de acordo com o Ibama, neste período de chuvas as arribaçãs estão se reproduzindo em diversos pontos do estado, e sua presença traz muitos benefícios ao meio ambiente como a  fertilização do solo, combate de pragas e disseminação de sementes.
O órgão alerta que as arribaçãs, assim como todos os animais silvestres, são protegidos por lei e não podem ser caçados, aprisionados ou molestados. Denúncias podem ser feitas através da Linha Verde: 0800-61-8080.

Fonte: G1 RN
CEMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário