sábado, 19 de janeiro de 2013

18ª Fiart faz homenagem à produção ceramista potiguar


GEDSC DIGITAL CAMERA
A cerâmica potiguar é destaque na 18ª edição da Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart), aberta nesta sexta-feira (18), no pavilhão do Centro de Convenções de Natal. Além de dar o tema para o evento deste ano, os artesãos ceramistas do Estado respondem por mais de 500 m² dos 6000 m² da Feira, logo na entrada do Pavilhão.
Os expositores de cerâmica potiguares contam com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que selecionou artesãos de 26 municípios do Estado para apresentar na Fiart.
Entre eles está o artesão José de Santana, do distrito de Santo Antonio do Barreiro, em São Gonçalo do Amarante, considerado por muitos como mestre da arte do artesanato em argila. Há 26 anos na profissão, José conta que iniciou como ajudante de um ceramista auxiliando apenas no preparo da argila. “Só depois de um ano e oito meses que comecei a praticar a modelagem e a fazer minhas peças”, conta.
José diz que ele aperfeiçoou as técnicas de trabalho com a argila e introduziu algumas tecnologias no trabalho com o barro. Ele também fundou a Coopap, Cooperativa dos Produtores Artesãos do Potengi, cuja produção é vendida quase toda em Natal. “Nós até deixamos de entregar produto para os clientes da capital por não temos condições de produzir mais. Se tivéssemos, o faturamento da cooperativa seria maior”, explica.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário