segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Como os cinco sentidos humanos moldarão o futuro da computação


Todo ano a IBM divulga o relatório 5 in 5, com cinco previsões de tecnologias para os próximos cinco anos. Nesta edição, a aposta é em um futuro com computadores capazes de imitar os cinco sentidos humanos. Vejam só:
Toque
No futuro, você será capaz de tocar a partir do seu telefone. Por exemplo, você está usando o telefone para comprar uma roupa e poderá sentir a textura do tecido pela tela do aparelho.
Visão
Computadores serão capazes interpretar imagens. Um dos potenciais dessa tecnologia é na área de saúde, com computadores sendo capazes de analisar exames de raio-X e ultrassom.
Audição
Computadores serão capazes de detectar sons em frequências diferentes e interpretar o que importa, sendo capazes inclusive de analisar o tom de voz de uma pessoa.
Gosto
Computadores serão capazes de experimentar sabores e ajudar chefs a criar receitas saborosas e saudáveis. A partir de algoritmos será possível determinar a estrutura química de alimentos e descobrir até por que as pessoas gostam de determinados sabores.
Olfato
Computadores serão capazes de analisar cheiros. Como exemplo, sensores serão capazes de diagnosticar e monitorar doenças como asma e diabetes a partir do hábito de uma pessoa.

Fonte: Vanesse Nunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário