sábado, 13 de outubro de 2012

Corpo de Bombeiros prevê aumento de incêndios em área de matas no verão

 
A aproximação do período mais quente do ano caracterizado pelas temperaturas elevadas e reduzida umidade nos combustíveis vegetais conduz a uma elevação no número de ocorrência de incêndios florestais em todo o Rio Grande do Norte.
Preocupado com esta realidade, o Corpo de Bombeiros Militar do RN, em convênio com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), vem capacitando centenas de militares para atuar com mais eficiência em operações florestais, de forma a qualificá-los ao combate e prevenção a incêndios em áreas de matas.
Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, as condições climáticas do período, associadas à existência de uma mata desidratada, especialmente em redor das habitações e a comportamentos negligentes na utilização do fogo, aumentam as situações de iminente perigo nesta estação.
“Cerca de 80% das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros em nosso estado são de incêndios que foram provocados pela ação humana. Geralmente surge a partir de pontas de cigarro lançadas em terrenos com vegetação seca, da limpeza de lixo com o uso do fogo, brincadeira de criança, entre outros fatores. Um incêndio florestal, além de agredir ao meio ambiente, pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos”, ressaltou o coronel Elizeu Dantas.
 Fonte: Robson Pires 


Nenhum comentário:

Postar um comentário