sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Barragem Boqueirão Recebe Estação Meteorológica Para Pesquisas da UFRN


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – implantou próximo à Barragem Boqueirão, no município de Parelhas, uma estação meteorológica para pesquisas do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Básico.
Alunos de Mestrado em Meio Ambiente e áreas afins agora investem em temas para pesquisa que envolvem as condições climáticas do semiárido potiguar, com a supervisão do Professor Arthur Matos, que é Coordenador do Projeto. Cinco grandes reservatórios do RN foram escolhidos para receber estes equipamentos, e o Boqueirão foi um deles. A estação meteorológica fica na Colônia de Pescadores.
O projeto da Universidade tem cinco anos de duração e o investimento é de quase 1,5 milhões de Reais. O equipamento permite análises em onze parâmetros como radiação solar, umidade do ar, temperatura, temperatura do solo em três níveis de profundidade e inclusive a qualidade da água do reservatório que abastece o município.
Os resultados são recolhidos de uma a duas vezes por mês. A CAERN e a Prefeitura Municipal de Parelhas receberão relatórios encaminhados pelos pesquisadores da UFRN com os resultados dos estudos feitos na região. Eduardo de Paiva é responsável pela coleta de dados e adianta: “Com estas análises em mãos as autoridades do município terão dados mais concretos para apresentar a órgãos superiores no momento que houver necessidade de reivindicar melhorias na qualidade da água por exemplo”.
Fonte: Robson Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário