sábado, 17 de novembro de 2012

Primeira cerveja com cana-de-açúcar é fabricada em Belo Horizonte


Loira gelada, loiraça, cerva. Apelidos que definem a cerveja, uma das paixões dos brasileiros e a terceira bebida mais popular do mundo, perdendo apenas para a água e o chá. Com sabores variados, ela tem tipos diferentes como pilsen, bock, com trigo. E que tal uma feita com cana-de-açúcar?
Sim, existe e está sendo fabricada na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com o cervejeiro e proprietário da Cervejaria Wäls José Felipe Carneiro, a mistura é uma iniciativa ousada e com alto teor de açúcar. “Ela é fácil de beber, tem aroma frutado e com leve acidez”, definiu. Ainda segundo ele, a cerveja foi produzida com uma levedura norte-americana geneticamente modificada, com apenas 6,5% de álcool, trazida de Nova York.
A bebida é do estilo saison, típico do interior da Bélgica, com alta carbonatação e com teor alcoólico entre 6% e 8%. A novidade é que para a produção serão utilizados, além dos maltes especiais, lúpulos nobres e o caldo de cana-de-açúcar.
O lançamento da bebida no Brasil está previsto para dezembro e o preço final para o consumidor de uma garrafa de 375 mililitros deve ficar em torno de R$ 17.
Ainda não há data definida para que ela chegue ao exterior. Para produzi-la, o empresário disse que investiu, entre testes e equipamentos, R$ 80 mil. Para reaver o dinheiro, Carneiro disse que levará cerca de seis meses. Para a produção dos primeiros dois mil litros, uma tonelada de cana-de-açúcar foi moída, o que rendeu 200 litros de garapa.
“Ela tem um sabor diferente do convencional e o ideal é que seja servida resfriada a cinco graus positivos”, explicou. Carneiro disse também que a bebida no copo, à medida que esquenta, solta ainda mais o aroma frutado.
Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário